Translate

Sunday, July 22, 2007

O quarto

O quarto estava aí. De um ângulo estratégico mirava-o. Havia um perfume de Verão no ar, de tardes perdidas à espera do cair da noite, longa como só nestes tempos.
A cama estava impecavelmente feita e fresca, os livros alinhados, limpos, sentia-se o cheiro doce da madeira. A roupa simples repousava no armário fechado, onde o espelho reflectia o quarto, dando-lhe um ar de salão, interminável.
Também não havia barulho. Nada perturbava o calor mole que escorria por entre as frestas das persianas corridas. Não havia carros lá fora, nem pessoas. A hora era quase sagrada, de retiro.
Olhado o quarto mais uma vez, apercebia-me da harmonia que se sustentava no ar. Havia por isso, um medo de mexer nas coisas, ver a perfeição estilhaçar-se, como um espelho que não suporta notas agudas. Em cima da mesa estavam folhas, impecavelmente arrumadas e secas, as canetas imóveis, o candeeiro debruçado: o lugar certo das coisas certas. Por cima, suspendiam-se fotografias, momentos captados e que se queria perpetuarem-se. Apesar de desengonçadas, faziam parte da ordem e frescura do quarto.
À frente dos cortinados espessos, estava um puff, de cores alegres que convidava a uma reflexão. No meio do cheio de Verão, era bom olhar o tecto, ver as sombras deslocarem-se, segui-las...
O quarto estava aí. Perfeito de tão harmonioso. E no entanto, faltavas tu.

3 comments:

Tiago said...

Talvez um dos textos mais lindos (embora triste) que já li teus :). Quase consegui imaginar a totalidade do quarto, onde no entanto falta uma peça central, como se faltasse um rei num tabuleiro de xadrez.

***

Alice in Wonderland said...

Adorei o teu coment! É simplesmente isso :)

Beijinhos*

pantalaimon said...

Era tudo tão perfeito tão harmonioso, como voces dizem, que inexplicavelmente se espera uma imperfeição. Não concebemos nada perfeito. Porque não existe nada perfeito. Alias, o rei na peça de xadrez é essencial, como disse o Tiago , e muito bem. Sem rei não há jogo, sem jogo não há trabalho.
A imperfeição é tudo o que nos resta.
E o que é um quarto perfeito- o tabuleiro de xadrez- sem a peça que significa o fim de tudo, a existência de tudo- o rei?
Nada.

Popular Posts