Translate

Sunday, December 07, 2008

Não é Amor

Esta semana fui ver Madagascar2. Qual não é o meu espanto, que no meio do enredo do filme, surge uma pequena história de amor entre a girafa hipocondríaca e a gorda hipopótama. Não é que esse facto, por isso só me choque. Sempre foi uma constante nos filmes de desenhos animados as histórias de amor e as suas morais interessantes, como a Pequena Sereia ou a Bela e o Monstro. No entanto, nos últimos tempos noto com desagrado que a moral que se passa às crianças é algo banal, para não dizer mesmo "lamechas".
Em Madagascar2 a girafa declara o seu amor, enumerando dramaticamente os gostos pessoais da Glória e em como ela era o seu objectivo de vida enquanto viveram no jardim zoológico. Mas pior do que isso, é ver que Glória, que nunca antes teve nada em comum com Melman, lhe retribui esse amor. Parece que tudo o que basta, é haver alguém que nos olhe, que nos adore, que nos siga nos nossos hábitos.
Fiquei também com essa sensação quando vi WallE. Surpreendeu-me pela negativa, uma vez que já Sheakspeare inventou uma história de amor tão profunda e original, ver um robôt desesperado por uma companhia, parece-me uma moral demasiado negativa a passar.
Quererão as pessoas apenas não ficar sós?
É porque é somente disso que se trata. Não há cumplicidade, nem química entre os bonecos. Não há identidade, nem a particularidade dum sentimento único que é estar apaixonado.
Tudo se baseia na vontade que os bonecos têm de dar a mão, de dar carinho, de adorar.
Mas isso não é amor.
Ou não deveria ser.

2 comments:

Anonymous said...

Ainda não vi os filmes que te referes :P mas concordo ctg "Quererão as pessoas apenas não ficar sós?" , cada vez mais as pessoas tem medo da solidão mas tb do que os outros pensam se estiverem sós... daí haver tantos "ajuntamentos invisuais"! ;P

emmah**

CónegoZ+ said...

"Desejo" não é amor.
Igualmente, "necessidade" não é amor.

Você tem razão, mesmo. É triste.

Popular Posts