Translate

Monday, June 11, 2007

A Menina dos Fósforos

Estou cansada.
Perco-me todos os dias
em sonhos inúteis.
Fósforos que acendo para
suportar o frio que
me deixaste.

Canso-me ao acordar todos
os dias para a mesma
caixa de fósforos.
Canso-me a acendê-los.
Canso-me a acreditar que
me podem aquecer.

Estou tão cansada... Estou farta
dos meus clarões de sonhos
inúteis.
Ridículos, como fósforos
no meio da neve.

Chama o Anjo.
Eu estou cansada.
Ele que acabe com o frio,
os sonhos já não me fazem falta.

Alice - à memória de Hans Christian Andersen

3 comments:

mishaa said...

A história da menina dos fósforos é gira ;) Eu tinha um livrinho pequeno com ela eheheh

bjs, Joana

Anonymous said...

O Hans Christian Andersen gostaria deste poema, tenho a certeza. Conseguiste transpor para o teu poema a dor, a mensagem da história: os fosforos sao inuteis e limitam-se a adiar a morte da menina. Estupidamente, iutilmente, julgo que se a menina tivesse tido uma morte rapida nao seria tao dura. É o do que e inevitavel que torna a historia (muito) mais dura. Os fosforos simbolizam a impotencia- ou um sonho que ja nao faz falta

Adorei o poema
WinGs

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.

Popular Posts