Translate

Sunday, February 03, 2008

Belém revisited

Dia de folga. Dia de passeio. Inevitavelmente dirigi-me a Belém. Desta vez, para escapar à multidão de turistas que por ali vagueava, percorri debaixo de um vento estimulante o caminho entre o padrão dos descobrimentos e a torre de Belém. Desta vez, sentei-me antes aí, nessa pequena baia onde os barcos costumavam partir.
Sente-se o cheiro da areia grossa e das ondas. Das antigas caravelas. Ali tudo cheira a sonho, a determinação. E acoplado a isso uma tristeza doce de quem parte para não deixar partir o sonho. E que passa claramente despercebida aos portugueses...

2 comments:

Anonymous said...

Belem deve ser dos lugares mais belos do mundo, tenho a ousadia de dizer. Há qualquer coisa de místico na baia, na história. Os barcos que partem - nem todos os que partiram regressaram- largam um odor agradável da capacidade de viajar. Sim, nem todos nos sabemos viajar, não é so um acto fisico.E espiritual, privilegio dos que sonham eternamente.

Tiago said...

Partimo-nos assi do santo templo
Que nas praias do mar está assentado
Que o nome tem da terra, pera exemplo,
Donde Deus foi em carne ao mundo dado.
Certifico-te, ó Rei, que, se contemplo
Como fui destas praias apartado,
Cheio dentro de dúvida e receio,
Que apenas nos meus olhos ponho o feio.

:)

Luís de Camões, Lusíadas, IV-87

Popular Posts