Translate

Friday, July 08, 2005

Neville Longbottom

O tão anunciado livro de Harry Potter está quase, quase aí... Um bom momento para saciar a curiosidade que me cercou quando acabei a última página do quinto livro.
No ínicio, detestei toda a história e, ainda hoje acho o primeiro livro o pior de todos... Mas depois, aos poucos, entrei naquele mundo paralelo ao nosso, e compreendi que o enredo é muito mais complexo do que parece. Não tanto pelas histórias cruzadas dos vários personagens nos vários livros, mas pela complexidade de conceitos sobre "quem é o bom e quem é o mau". O quinto livro em particular mostra-nos as pessoas na sua essência com defeitos e qualidades. O heroi dexa de o ser, pois não existem pessoas perfeitas. Além disso, como se vê ,o próprio Mundo molda as pessoas e acaba por ter a influência decissiva em muitos casos.
Harry Potter nunca foi a minha personagem favorita. É demasiado arrogante e convencido, bastante cego quando perde a calma, e tem uma particular vontade de salvar todos para poder ser o heroi. Ao invés dele, sempre gostei do Neville Longbottom, uma personagem que quase passa discreta ( em alguns livros quase que nem damos pela sua presença), não fosse o seu azar, as suas distrações, o seu nervosismo sempre que vê o Snape e a sua capacidade de se atrapalhar na situação mais normal. E eis que no quinto livro, esta personagem, sempre tão inoportuna toma um relevo especial. Será que a minha personagem, afinal é muito mais importante do que se pensou? O sexto livro deve responder.

No comments:

Popular Posts