Translate

Thursday, July 22, 2010

Dia Mundial da Amizade

“Preciso de um amigo”, ocorreu-me dizer.
“Preciso de um amigo”, ocorreu dizer-me.

E a segunda frase desceu por mim, como um golo de água fresco. Atingiu-me as entranhas. Porque eu sempre acreditei na amizade como nunca acreditei no amor.
E hoje, não tenho amigos.

Hoje, olho para as pessoas em círculos e vejo corpos mecânicos, com pensamentos mecânicos. E eu há procura de um amigo, sou mais um desses corpos religiosos com uma lista de verificações. A minha lista é diferente da maioria, mas é só isso.

Já tentei deitar a lista fora, mas ela está-me escrita nos neurónios e activa-se com a electricidade da vida. Se quero parar com os preconceitos, mais vale fechar o quarto e as janelas e desligar o meu motor.
Mais vale que morra.

Mas hoje dei um passo em frente. Não deitei fora a minha lista, nem a verifiquei. Hoje, não fiz perguntas nem dei respostas no silêncio às perguntas que lá não estavam.
Hoje, não procurei entender, nem esforçar-me pela vida de outros ângulos.

Hoje resolvi admitir que há coisas com as quais nunca vou concordar, nem entender, nem melhorar, nem ajudar, nem solucionar. Há coisas que permanecerão uma blasfémia, um desastre, uma epidemia, um segredo, um destino cruel.
Hoje resolvi admitir que todos estamos irremediavelmente sós.

Hoje não me limitei a deixar o julgamento de lado por um amigo. Hoje, ele é meu amigo e por isso o julgamento não existe.
Porque a amizade é a humildade perante a impotência de tocar a solidão alheia.

E resta-me tentar tocar a tua solidão da única forma possível: gostando simplesmente de ti.

Alice

No comments:

Popular Posts