Translate

Monday, July 12, 2010

Smile like you mean it

Às vezes quase me esqueço que Barcelona foi o primeiro destino da minha vida. Foi a primeira descolagem, o primeiro aeroporto. Foi o primeiro cheiro para além da minha janela do quarto.

Mas tudo aquilo tinha um fado que se precipitava para o abismo da minha alma. Porque Barcelona foi só uma cidade estranha que vi das janelas ávidas do autocarro. Não cheguei a sentir qualquer cheiro daquele sítio e hoje guardo uma impressão estranha que não era mais do que a minha euforia patética pôr o longe estar à distância dos meus dedos.
Lembro-me de ter saído pela porta do aeroporto e ter vindo cá fora fumar um pouco da cidade. Mas o que vi dali foram apenas umas árvores esquisitas que pareciam palmeiras e uns táxis amarelos e pretos.
Aquilo não era bem o que eu sempre tinha sonhado para a minha primeira viagem. E no entanto, a minha patética alegria era tanta que nem isso eu consegui processar entre as passas que dei daquela cidade.

Às vezes esqueço-me que não foi Paris, com o seu tom turvo, o meu primeiro destino. Porque Paris foi o que eu sonhei. Foi descer as escadas do avião. Foi ouvir a língua diferente no autocarro que apanhei no aeroporto e sair para a metrópole ruidosa. O metro confuso e a nossa indecisão na escolha de linhas. O nosso riso nervoso e excitante. A procura de uma morada que tínhamos no papel ao que nos parecia, no fim do Mundo.

Devia ter previsto em Barcelona que tudo aquilo era um sonho estropiado que acabou por morrer em Paris.
Porque de Barcelona guardo um nevoeiro confuso, uma música constante que não parava de rodar no meu mp3. O meu amor utópico que continuava longe de mim.
E aquele meu amor por viagens. Sempre, sempre. Como uma doença.
E essa música repetia-se. Oh sim, e repetiu-se em Paris. Lembrei-me tantas vezes dela lá, como se o mp3 não se conseguisse desligar.

Devia ter previsto tudo aquilo. Mas era nova de mais.

Hoje sou velha de mais para viver as viagens daquela forma patética e infantil.

Smile like you mean it -The Killers

No comments:

Popular Posts