Translate

Tuesday, September 07, 2010

Não existe tal coisa como o Amor

É quase uma desilusão, mas não chega a ser. Não existe tal coisa como o Amor. Um dia sentas-te no sofá e dizem-te de mansinho: “O Pai Natal nunca vai chegar”.

E lá no fundo a criança já sabe. Já chegou àquela idade em que lhe dizem, só para que ela pare de arranjar desculpas para se mentir a si mesma. E a desilusão é só isso: a formalização. De repente já não tem permissão para mentir de forma tão profunda. Ou para sonhar – é a mesma coisa. A dor só chega depois, quando percebe a falta que aquela mentira faz.

Um dia mais tarde, acontece o mesmo. Chegas a casa, sentas-te no sofá e dizem-te que não há tal coisa como o Amor. Mas desta vez, riem-se de ti. E desta vez, a mentira dói mais, quanto mais não seja porque é a segunda.

Mas admites que já desconfiavas. Afinal toda aquela aprendizagem sobre a imagem do Pai Natal estendeu-se por toda a tua vida. Foi isso que ele te deixou acima de tudo, a certeza da solidão e a inevitabilidade das coisas certas. E sentes essa desilusão no eco gasto do teu ser, em todas as vezes que passaste noites à espera do teu Amor ou nas noites em que julgaste tê-lo e as gargalhadas que te atiram são quase cruéis. Mas são sinceras, e uma vez que percebas que tudo isto é uma ilusão também te vais rir dos jovens apaixonados. Na verdade hoje ris-te das crianças que não dormem com a excitação de esperar pelo Pai Natal. E é tudo a mesma coisa.

Não existe tal coisa como o Amor. Mas não é fim do Mundo. A dor, a grande dor vai chegar quando perceberes que tens saudades de estar apaixonado.

O amor não existe. Mas és tu que o crias.

1 comment:

WinGs said...

Este texto é devras interessante. Em primeiro lugar, se nunca desconfiares da ilusao nunca vais tentar descobrir se é verdade ou mentira. Entao, se acreditares na ilusao ela torna-se ou nao verdade? Em certos momentos, o pai natal existe e é isso que te mantem viva. A hipotese de a ilusao ser real.

Em segundo lugar, se tu crias o amor nao o tornas real? Se tu o crias esta dependente de tie entao és tu que o destrois. O amor nao existe nem deixa de existir. Tu é que o encaras de forma diferente. Se constrois entao és tu que o destrois.

O amor existe em ti. Nao no mundo. Se nunca corromperes a ilusao que provas há de que é uma ilusao?


Mas gostei muito!=)*

Popular Posts