Translate

Thursday, August 06, 2009

É a segunda vez

É a segunda vez esta semana que passo no Rossio ao fim da tarde.
Vejo os estrangeiros, de mapa na mão a circularem entre o teatro D.Maria e a rua Augusta. Há neles um olhar de espanto, semelhante ao meu quando vejo uma cidade nova pela primeira vez.
E dou por mim a pensar em como seria ver Lisboa pela primeira vez. E apetece-me perder a memória. E ser o turista louco que chega à cidade lonquinqua no ocidente da Europa. E que está maravilhado com a luz, o castelo. O rio azul. E que entre a rua Augusta e o Rossio, decide ficar para sempre.

2 comments:

WinGs said...

É ironico nao é? Gostas da tua cidade mais do que gostas de qualquer outra. E em lugar nenhum encontrarás cidade que a substitua.

E é exactamente por isso que desejas tanto abandonar, deixa-la para tras.

Alice in Wonderland said...

Vê bem a ironia.
A cidade que mais gosto, nunca me dará o prazer da descoberta.
Daí ter inveja dos turistas. Eles descobrem Lisboa duma forma que eu nunca poderei.

Eu vivo nela. Tenho outras vantagens. Mas essa não.

Popular Posts