Translate

Wednesday, March 25, 2009

O Mito do 5º Império

O Mito do 5º Império
Não vale a pena renegar em mim esta mania louca de ver a tua sombra sobressair do nevoeiro espesso que cobre o azul da minha vida.
Jamais me habituarei a este nevoeiro. Porque tenho em mim a esperança portuguesa do regresso (ou da utopia). E essa nostalgia que medra na terra da minha alma torna o nevoeiro agreste e impede o nascimento de outras flores.
Outrora belos, os barcos partem do Tejo e conquistam o Mundo. Eu também já fui assim. Mas não quero esses barcos trôpegos que agora vagueiam por Lisboa. São demasiado sofridos. Habituaram-se ao nevoeiro e agora a única diferença é que se esqueceram que sofrem.
Eu prefiro este sofrimento constante de nunca te ver chegar. Esta nostalgia entranhada na humidade da sombra branca. Não me resigno.
Porque quero os meus barcos, os que conduzirás quando chegares. Porque o Tejo é azul. E só sem nevoeiro conseguirei navegar.
Alice

5 comments:

Anonymous said...

Para alguem que compreende intrinsecamente "a mensagem" conseguiste traduzir neste pequeno texto tudo o que melhor dela existe!
É exactamente este o mito do 5º Imperio: a situaçao actual nao e perfeita, pode ser melhor. E nao ha resignaçao, porque aceitar é ,em grande em parte, desistir.

E o 5º Império é um sonho. E o sonho é o limite de todo e qualquer limite.
ps: adorei!=)

Alice in Wonderland said...

"O mito é o Nada que é Tudo".

Não nos traz a solução - logo não é Nada. Mas impede-nos de desistir e aceitar - logo é Tudo.

Momento de Aula de Português =)

WinGs said...

Hm...
Não é interessante como " A Mensagem" é um ciclo, muda as suas fases, mas insiste sempre no mesmo aroma, no mesmo ideak?

"O mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu"

ps: peço desculpa, devo-me ter enganado nas palavras da citação...

Alice in Wonderland said...

Todas as moedas têm duas faces. Até o Dorian Gray tinha o quadro escondido ;)

WinGs said...

E Por isso é que o livro é tão triste...

Porque ele escondeu o quadro...

... e por isso é que não te causa a mínima compaixão, a morte dele.
Ele era o inverso negro do mito do 5º império,era o anti-messias.

Popular Posts