Translate

Sunday, March 01, 2009

Representações

No sábado, estive uma vez mais no Saldanha Residence a seguir o clássico de futebol Porto x Sporting.
Desta vez, o piano estava calado e não havia a companhia do contra-baixo, que a semana passada me deliciou enquanto por lá lá estive.
Ansiosa e divertida a ver o jogo de futebol ( como sempre) não pude deixar de reparar no casal de namorados que estava ao meu lado. Ele, com um ar simples e desligado observava calado a televisão. Ela mantinha-se à sua frente a ler a "Happy" debaixo de uma camisola cor-de-rosa e de umas unhas vermelhas. Algo, neste constraste me chamou a atenção. Por vezes a rapariga esticava a mão, e sem olhar para o jogo tentava chamar a atenção do rapaz, mante-lo de mão dada. Ele, por sua vez parecia ter vergonha deste acto ( ou da própria rapariga) e tentava ignorá-la, olhando desesperadamente para um jogo que de facto, não estava seguir.
Este casal simboliza o passado histórico destes dois sexos. O homem que é obrigado a ser rude e a seguir o jogo de futebol. E a mulher que se ocupa de futilidades e cujo objectivo é prender a atenção do homem.
E assim se criam mundos sucessivos de ligações inócuas. Relações que nunca chegam a ser verdadeiramente estabelecidas. São pequenos passos de uma representação, como tantas que se fazem na vida.

No comments:

Popular Posts