Translate

Sunday, March 27, 2005

Hipercubo

Com o braço direito engessado e umas férias de páscoa desertas, o meu tempo tão disponível tornou-se num monte de segundos organizados, que educadamente passaram...
Ao menos sempre aproveitei para ver alguns filmes, e em boa hora o fiz porque um dos que aluguei foi O Hipercubo, o segundo filme de O Cubo, que eu já tinha visto. Sendo o primeiro mais matemático e o segundo mais físico introduzindo as realidades paralelas ou a relatividade do espaço e do tempo, o que interessa é que descobri a existência desse objecto teorico de quatro dimensões: o hipercubo. Depois de algumas rápidas pesquisas pela net, encontrei algumas informações deslumbrantes sobre a quarta dimensão espacial e o modo como o hipercubo ( o correspondente ao cubo na 4º dimensão) se pode projectar no nosso mundo 3D, assim como uma sombra dum cubo 3D aparece no plano...
Cheguei mesmo ao ponto de encontrar informação sobre o numero de vértices, arestas, quadrados e cubos que um hipercubo supostamente tem... É por isso que por vezes acho que a matemática consegue ter mais poder do que a física. Ao ser mais abstrata é mais ilimitada.
Só é pena não podermos mesmo ver o hipercubo... isso deixa-me a pensar em tudo o que existe e eu não vejo...

No comments:

Popular Posts